.............Anatec........... .............Anatec...........

.............Anatec........... .............Anatec...........
.............Anatec...........

 

Bom Dia!   Seja bem vindo ao site da ANATEC
domingo, 20 de abril de 2014, 07:40

glossário anatec

     Bem vindo ao glossário ANATEC. Pesquise o verbete digitando no campo abaixo, ou faça a busca pela letra do alfabeto.

Para críticas e sugestões, clique aqui.

Apresentação | Explicações de Uso

 

 
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
X
Z

 


   

Apresentação

     Este Glossário foi concebido com o intuito de oferecer, em definições concisas e precisas e sob linguagem clara e direta, um panorama tão representativo quanto sucinto de palavras, termos e expressões – vale dizer, vocábulos – inerentes, usuais e incorporadas,em maior ou menor grau, ao universo de empresas, entidades, organizações, instituições e profissionais congregados na ANATEC, sob o propósito de fazê-lo valiosa fonte de consulta e instrumento útil de informações não para o especialista mas sobretudo para aqueles do setor de publicações segmentadas — e até mesmo a consulentes de outras instâncias — que nele encontrarão significativa gama quantitativa e qualitativa de informações relevantes para o exercício de suas atividades, para cumprimento de tarefas profissionais, para enriquecimento intelectual.

     Sob conceituação, pesquisa e redação de Mauro Rosso, dicionarista, ensaísta e autor de obras literárias, estão aqui reunidos vocábulos referentes notoriamente a campos como administração de empresas, artes gráficas, comunicação, ecologia, economia, editoração, educação, marketing, política, publicidade, indústria de papel, informática, procurando neles inserir além de conceitos e informações encontrados em compêndios específicos de cada área abrangida, temas comumente encontradiços no dia-a-dia das atividades próprias desse universo, e/ou em meios de comunicação, jornais e periódicos, e/ou em cenários públicos e privados, etc.

     Estamos apenas no início de um trabalho sem fim. Este Glossário constitui em si um passo significativo para a organização sistematizada de conhecimentos acumulados nas diversas áreas, como obra relevante por sua concepção, útil por seus objetivos, necessária por sua conceituação, prática e funcional por seu conteúdo.

 

Explicações de uso

Os verbetes, redigidos conforme as normas e estilos inerentes à preparação de conjuntos léxicos, estão organizados da seguinte maneira:

a) os vocábulos-bases estão dispostos em entradas, sob ordem alfabética crescente.

b) conforme o caso, vêm acompanhados dos respectivos derivados -- isto é, verbetes correlatos ou conseqüentes -- dispostos em subentradas.

c) tanto os vocábulos-base como os derivados estão catalogados segundo áreas do conhecimento humano ou atividade profissional – as rubricas.

d) os campos do conteúdo dos verbetes são constituídos por textos explicativos de seus significados e conceitos – isto é, as definições e acepções – que aparecem por ordem de conceituação principal ou de uso mais comum.

e) exceto nos verbetes de apenas uma única definição, todas as acepções, são numeradas em ordem seqüencial crescente.

f) alguns verbetes apresentam, depois de suas definições/acepções, exemplos a elas inerentes, e em alguns casos têm indicados significados semelhantes ou sinônimos, como acréscimo à definição discursiva, no final de cada uma, por vezes oferecendo ainda informação complementar aposta ao texto de uma definição.

g) palavras,termos e expressões de origem estrangeira têm suas entradas indicadas por um ícone gráfico , com indicação da língua original (“do ing.”, “do fr.”, “do lat.” etc).

As rubricas, indicativas de áreas de conhecimento ou atividade, são as seguintes:

Adm.– administração
Artgraf. – artes gráficas
Comun. – comunicação
Eco. - ecologia
Econ. – economia
Edit. – editoração,edição
Educ. – educação
Inf. – informática,computação
Jorn.—jornalismo
Jur. – jurídico
Mkt.—marketing
Pap.—papel,indústria de papel
Pol. – política
Publ.—publicidade,propaganda
 

Nos textos dos verbetes, são utilizadas as seguintes abreviações:

abrev. abreviação
al. — alemão
aprox. — aproximadamente
esp. especialmente
fr. — francês
freq. — frequentemente
ger.— geralmente
ing. — inglês
lat. — latim
p.ex. por exemplo
p.ext. por extensão
ref. – referente
tb. – também
us. usado/a

 
.............Anatec........... .............Anatec...........
Parceiros Anatec
 
 Parceiros Anatec