LIVRO DIGITAL X LIVRO IMPRESSO

Desde o seu lançamento, pensava-se que os livros digitais tomariam lugar dos livros impressos mas...

Impressão de livros no México apresentou crescimento: Livro digital vs. livro impresso

Desde o seu lançamento, pensava-se que os livros digitais tomariam o lugar dos livros impressos. Alguns leitores começaram a comprar os dispositivos e os livros online.

Gráficas  começaram a entrar em pânico e muitos especialistas no segmento de impressão questionaram a possibilidade de crescimento de publicações impressas. A possibilidade de ter um dispositivo tecnológico carregado com vários livros para leitura era muito tentadora. Fazer uma viagem com apenas o dispositivo seria mais confortável do que viajar com um par de livros pesados. Da mesma forma, poder comprar livros de forma virtual, começou a ser uma moda e tinha custo menor do que o livro impresso.

No entanto, os anos se passaram e a febre do livro digital diminuiu significativamente. Podemos ter certeza de que o livro impresso não desaparecerá e existem vários fatores científicos para dizer isso,de acordo com pesquisa realizada por Mark Hom em "A ciência explica por que os humanos preferem livros impressos."

"Quando você segura e lê um livro analógico, não só absorve as palavras e seu significado, mas também lembra inconscientemente a localização física das palavras. Você se lembra se um parágrafo está no início ou no fim do livro, na página esquerda ou direita, na parte superior ou inferior da página." * "Quando você lê um livro impresso, consciente ou inconscientemente rastreia seu progresso ao detectar a proporção de páginas lidas em relação às páginas que faltam. Se a seção intermediária é menos interessante, provavelmente você será encorajado a continuar realizando um progresso físico através do livro. Esta sensação táctil de progresso é analógica e é mais natural do que um número de página digital. Se a leitura de um eBook se arrasta com dificuldade  ao longo dos capítulos intermediários, quantas vezes o leitor  fecha o arquivo e nunca volta a abri-lo?  A menos que o tema seja realmente convincente, é difícil termina um eBook completo ". *

O que  Mark Hom afirma se reflete no mercado que vem evoluindo e retornando à impressão de livros físicos. Tal é o caso da gigante "Amazon".  , No ano passado a loja número 1 de livros virtuais abriu a sua primeira livraria física na University Village Seattle, Estados Unidos após 20 anos de vendas on-line. Hoje, a Amazon já tem livrarias na Califórnia, Oregon, Washington e anunciou as próximas aberturas em Illinois e Massachusetts ... isso nos leva à conclusão final:  grande sucesso nas livrarias físicas!

A Europa começa a reviver o livro impresso contra o livro digital. Livrarias na Inglaterra relataram aumento da procura de livros físicos. A livraria inglesa Waterstones anunciou à revista do "The Financial Times" que a demanda por leitores eletrônicos desapareceu e que as  suas vendas físicas aumentaram 5% no mês passado.

"O rápido crescimento das vendas de livros eletrônicos tem diminuído significativamente e há algumas evidências de que está em reversão.", disse Douglas McCabe da Enders Analysis. **

Existem alguns fatores que tem levado ao crescimento da leitura de livros físicos, não só pelos estudos já comprovados do desejo de ter um livro físico em suas mãos, sentir o cheiro das  páginas, observar a cor do papel, ter uma capa e estimular  sua imaginação. Ele vai continuar. . .

 

Fonte: Fonte: Canon EUA "A impressão de livros no México apresentará uma carga de crescimento de 3,3%. Canon diz que as oportunidades de negócios abertas pela tecnologia digital. "

Publicado por Canon EUA em quinta-feira, janeiro 19, 2017 Impressão

Two Sides: 21/02/2017

Informações adicionais