LGPD consolida a era de relevância do marketing

Quem se antecipar nesse processo, certamente desfrutará de uma vantagem bastante considerável

ALei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é extremamente benéfica para o mundo dos negócios. Além de trazer mais segurança, ela exige mais transparência com relação a coleta, armazenamento, compartilhamento e finalidade da utilização dos dados. Isso empodera os titulares, uma vez que passam a ter direitos e deveres com relação a suas próprias informações.

Os impactos da LGPD podem ser percebidos em todas as áreas – da indústria farmacêutica à jurídica, incluindo de comunicação e marketing. Afinal, todas as conexões com os consumidores, nos múltiplos pontos de contato, geram dados que norteiam o planejamento de ações e tornam o papel do marketing ainda mais valioso para as empresas.

A partir de agora, a abordagem comercial inteligente ganha força, e o consumidor passa a ter mais controle sobre as interações com as marcas. É a consolidação da era da relevância no Marketing, que deixa para trás eventuais práticas questionáveis e/ou ineficientes.

Fica evidente também o suporte do big data analytics e da inteligência artificial para alimentar a área com informações precisas. A partir de análises inteligentes, é possível identificar os perfis mais aderentes e traçar estratégias para despertar sua atenção. Só depois, tendo recebido retorno das ações, inicia-se o relacionamento com potenciais clientes.

Por isso, o valor do inbound marketing. Acredito que boas vendas acontecem quando problemas são resolvidos porque há real interesse do consumidor.  Cada vez menos acredito em métodos artificiais de abordagem. O momento atual evidencia a importância de estar em conformidade com a LGPD, pois, caso contrário, os prejuízos financeiros e à reputação da marca podem ser devastadores.

Ao mesmo tempo em que pode suscitar dúvidas no dia a dia, a compreensão sobre os benefícios da medida abre caminhos para diferentes oportunidades até então inexploradas. Tudo isso sempre levando em consideração esse novo cenário em que o consumidor possui mais controle sobre as interações com as marcas.

A LGPD deve ser vista, portanto, com muito bons olhos e todas as organizações, em maior ou menor escala, precisam se adequar, o que, invariavelmente, requer investimentos. O aporte alocado nessa adaptação é sim um investimento, e não um custo, principalmente para o marketing, pois aumenta a visibilidade e os horizontes do negócio, otimiza o processo de vendas e gera valor à organização.

Quem se antecipar nesse processo, certamente desfrutará de uma vantagem bastante considerável em um mercado cada vez mais dinâmico, competitivo e, neste caso, regulamentado.

FONTE: Meio & Mensagem  - Fernanda Baggio - Vice-presidente de marketing da Neoway

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